domingo, 13 de setembro de 2009

27 de setembro, São Cosme e Damião


São Cosme e Damião

Cosme e Damião foram dois irmãos e médicos, martirizados, eram chamados de Anaryroi ou seja "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade. Ele estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas sua habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta. Algumas das suas curas são tidas como milagrosas. Durante a perseguição aos cristão, os irmãos foram presos e levados a frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus( moderna Turquia). Eles foram torturados e por fim decaptados.
Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados.

As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma. Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram. Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. Alguns escolares afirmam eles eram gêmeos e com isso eles são considerados tambem padroeiros dos gemeos.
São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa (o qual celebra no dia 26.09).


Vai uma dica: Durante este mês os erês estão nesta egrégora, junte doces e balas levando as crianças necessitadas (nosso mundo afora, é composto de muita miséria e pobreza). Façamos a nossa parte... Cosme e Damião agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário